O hipismo é a arte de montar a cavalo para prática esportiva, olímpica ou não. Existem várias as raças de cavalo que no mundo, inclusive algumas genuinamente brasileiras, porém não são todas as raças de cavalos que têm porte, são obedientes e ágeis para competir. Entre as raças brasileiras, temos o mangalarga, mangalarga marchador (mineiro), campolina, guarapuava, brasileiro de hipismo, sertaneja, pantaneira e crioulo. Raças de outros países incluem o cavalo árabe, puro-sangue inglês, alter, anglo-árabe, andaluz, trotador americano, hackney, persa, quarto-de-milha, trakehnen, morgan, palomino, apaloosa e american saddle horse.

 

Puro Sangue Inglês

O puro-sangue inglês é uma raça de cavalos criada na Inglaterra, a partir do século XVII, através do cruzamento de éguas locais com garanhões árabes e berberes vindos de campanhas militares na Ásia. De grande resistência e velocidade, se destacam em várias modalidades do hipismo. O primeiro puro-sangue inglês do Brasil nasceu em 1874, e se chamava Brasil.

 

Crioulo

O crioulo é uma raça de cavalo brasileira que surgiu a partir dos animais de sangue andaluz e berbere introduzidos no continente americano pelo aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil e também os padres jesuítas Cristóvão de Mendonça e Pedro Romero, onde hoje é o Rio Grande do Sul, em 1634. Durante as campanhas, as criações se separavam da comitiva do aventureiro, se criando livremente nas planícies do cone sul americano e vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos, durante os quais as forças da seleção natural agiram, gerando uma raça adaptada às duras condições do clima, extremamente resistente a alta amplitude térmica, à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres em grandes pastos, sendo laçados e domados ao chegar à idade adulta.

 

Sela Francês

Selle français é uma raça de cavalos originária da região da Normandia, criada através do cruzamento de garanhões puro sangue inglês com éguas de antigas linhagens de sela ou trotadoras anglo-normandas, com galopes velozes, saltos elegantes e muita inteligência, excelentes para os esportes hípicos de salto, adestramento e concurso completo de equitação. Tem bom caráter e temperamento vivo, com pelagens normalmente castanhas ou alazãs.

 

Holstein

É uma raça de cavalos originária da região de Schleswig e Holstein, no norte da Alemanha, descendente dos cavalos das guerras medievais do século XIV misturados com raças espanholas e árabes. É uma raça muito forte e resistente, com animais de boa condução ideais para o salto, muito populares também em adestramento, atrelagem e cross-country.

 

American Saddlebred

A origem do American Saddlebred remonta aos tempos da Revolução Americana, quando surgiram os Estados Unidos da América. Criado originalmente na região do Kentucky, fruto do cruzamento de várias raças de sela da época, entre elas o puro sangue inglês. Foi amplamente usado nas cavalarias da Guerra da Secessão, em filmes da Era de Ouro de Holywood, e atualmente em várias modalidades de hipismo competitivo e montaria recreativa.