O hipismo é a arte de montar a cavalo para prática esportiva, olímpica ou não. Existem várias as raças de cavalo no mundo, inclusive algumas genuinamente brasileiras, porém não são todas as raças de cavalos que têm porte, são obedientes e ágeis para competir. Entre as raças brasileiras, temos o mangalarga, mangalarga marchador (mineiro), campolina, guarapuava, brasileiro de hipismo, sertaneja, pantaneira e crioulo. Raças de outros países incluem o cavalo árabe, puro-sangue inglês, alter, anglo-árabe, andaluz, trotador americano, hackney, persa, quarto-de-milha, trakehnen, morgan, palomino, apaloosa e american saddle horse.

 

Brasileiro de Hipismo

Esta raça surgiu em 1970, do cruzamento das raças Orloff com Westfalen e Trakehner, e pequenas doses de algumas outras raças. É um cavalo leve, ágil, forte e de grande porte, de altura superior a 1,65m. Uma raça com excelente mecânica de salto, coragem, inteligência e elegância nos movimentos. São aptos para qualquer modalidade de Salto, Adestramento ou Concurso Completo de Equitação. São dóceis, espertos e fáceis de lidar.

 

Anglo Árabe

Raça francesa, criada desde os tempos de Napoleão, fruto cruzamento entre o Puro Sangue Árabe e o Puro Sangue Inglês,  de porte médio, inteligente e com grande facilidade de adaptação. Herdou a velocidade, o galope estendido e a facilidade para o salto do Puro Sangue Inglês, e a elegância e resistência do Árabe. É um cavalo de sela maior que o Árabe e menos exigente que o Inglês. Quando predomina o sangue Árabe, é uma excelente montaria militar: leve, resistente, ágil, veloz. Quando predomina o Inglês, é próprio para corridas de obstáculos, e quando pequeno é muito apropriado para Polo. Anda a passo, trote e galope, e é bom saltador.

 

Quarto de Milha

É uma raça de cavalo originária dos Estados Unidos, surgida durante a chegada dos europeus ao continente norte-americano, pelo cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses e espanhóis, com os mustangues indígenas. Com o tempo surgiu uma raça compacta e bastante musculosa, dócil, robusta e veloz, capaz de correr distâncias curtas em grande velocidade. Hoje existem linhagens bem distintas e com uma seleção rigorosa para cada atividade, mas a principal característica do quarto de milha é a versatilidade, sendo apto para  corridas, provas de vaqueiros em geral e trabalho no campo. No nordeste do Brasil, o Quarto de milha tornou-se o melhor em vaquejada. No sul do Brasil, nos trabalhos de campo, encontra-se em concorrência com o cavalo crioulo.

 

Mangalarga

O mangalarga surgiu no Brasil há mais de 200 anos, e sua principal característica é seu jeito único de marchar. É um cruzamento do Andaluz e Alter com o cavalo Berbere. São animais dóceis, elegantes, de montaria confortável e suave, ágeis e dotados de excelente arranque. É considerada uma das principais raças de sela no mundo, com 200 mil exemplares no país, sendo também pioneira em estudos de clonagem equina (hoje existem 5 clones de cavalos dessa raça).

 

Pampa

O cavalo pampa é uma raça de cavalos brasileira que deve seu nome à característica pelagem malhada, conhecida como pelagem pampa. Acredita-se que esta raça se originou da mistura de cavalos bérberes com outras raças trazidas por portugueses, holandeses e espanhóis a partir dos anos 1520. Era montado a pêlo pelos índios, e ficou famoso no cinema por suas participações dos filmes de bangue bangue. Tem um andamento naturalmente marchado, sendo versátil para qualquer modalidade, mas ideal para enduros e para o lazer.

 

Andaluz

É uma raça originária da Andaluzia na Espanha, descendente direto do Cavalo Ibérico, que por sua vez surgiu de cruzamentos de Cavalos Sorraia com cavalos berberes e Árabes. É o mais antigo cavalo de sela do mundo, e era conhecido como Colonizador durante o período colonial. É muito inteligente, valente, resistente e versátil, e por isso entrou na formação de muitas das principais raças atuais de cavalo nas Américas e na Europa , como o puro-sangue inglês, o cavalo campolina, o cavalo hanoveriano, o holsteiner, o lipizzan, o alter-real, o quarto de milha, entre outras raças.