Você tem dúvidas na hora de escolher a escova para pentear a crina do seu cavalo? Ou então, o tipo de shampoo indicado?  Separamos algumas dicas para deixar a crina dele ainda mais bonita e higienizada, evitando assim o desenvolvimento de problemas de saúde, nós e mal cheiro.

Como escolher uma escova para cavalo

A limpeza do cavalo deve começar pela crina, pois assim a sujeira é eliminada do ponto mais alto até o mais baixo, a cauda. A escova mais indicada para pentear a crina é a cardoa, que remove os resíduos de sujeira que se acumulam entre os pelos. A escova não pode ter cerdas muito duras e nem ser passada com muita agressividade na crina, pois isso pode deixar o animal nervoso. Divida os pelos da crina em mechas e penteie uma a uma até obter um pelo leve e sem resíduos de pó e outros elementos.

Use amaciador de crina

Ao observar que a crina do animal está embaraçada e com nós você pode aplicar um produto conhecido como amaciador, que é uma espécie de condicionador para cavalos. Passe o produto e use um pente para desfazer os nós. O uso desse produto é importante para não forçar o pente ou escova na crina, o que também deixa o animal nervoso.

Escolha um bom shampoo

Quando as condições climáticas (sol e calor) contribuírem, você pode dar um banho completo no cavalo. Para garantir que a limpeza seja completa e que ele não tenha nenhuma reação alérgica é importante escolher um shampoo para cavalo. Esses produtos são desenvolvidos com fórmulas específicas para os animais. Use luvas para aplicar o shampoo no animal e esfregue a crina com mais atenção que o restante do corpo. Enquanto a crina está com shampoo, você pode usar a cardoa ou um pente para desembaraçar.

Atenção ao sol

Você só deve dar um banho completo, lavando a cabeça e o corpo do cavalo, quando o clima estiver propício, isto é: com sol e calor. Caso contrário, o animal poderá ficar com muito frio enquanto aguarda o excesso de água secar. Durante os meses de outono e inverno pode ser interessante lavar apenas as patas do animal, limpando a crina e a cauda com produtos como amaciadores e pentes.

Amarre o cabresto com folga

Esse é um cuidado importante para quando você for lavar a cabeça do cavalo. Certamente o animal se sentirá incomodado e fará movimentos bruscos que poderão causar acidentes caso o cabresto não esteja preso com certa folga.

Ofereça alimentação equilibrada

Além de manter um ritmo de cuidados com a higienização do cavalo é fundamental atentar para a qualidade da sua alimentação. O animal necessita de refeições balanceadas que ofereçam todos os nutrientes essenciais. Aliás, quando a cria começa a perder o viço é um sinal de que algo não está certo com a sua saúde. Os pelos são os primeiros a sofrer quando um cavalo apresenta deficiência de nutrientes.

Mantenha o seu cavalo sempre limpo para evitar doenças!